Profª Luciana Teixeira de Andrade Silva - Volta Redonda/RJ
Partindo da experiência cotidiana, em que o contato com prismas e pirâmides é freqüente, aprofunda-se e estrutura-se o conhecimento prévio dos alunos sobre esses sólidos, caracterizando-os, calculando áreas e volumes e mostrando de que forma esse conhecimento se relaciona à compreensão sobre a realidade.
O aluno certamente tem contato com prismas e pirâmides no seu dia-a-dia. O objetivo é aproveitar essa experiência e permitir que ele investigue e descubra as características e as relações necessárias para o cálculo de áreas e volumes. Se nos restringirmos somente a desenhos no papel e fórmulas cujas demonstrações a maioria dos alunos não está pronta para compreender, dificilmente o aluno aplicará esse conhecimento para representar, compreender e resolver situações reais.
A atividade proposta oferece boa oportunidade de avaliação, pois permite desenvolver todas as habilidades e competências propostas para o conteúdo, tais como:
· Reconhecer e caracterizar prismas e pirâmides.
· Calcular a área, a superfície e o volume desses poliedros.
· Resolver problemas práticos envolvendo prismas e pirâmides.
· Identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade.
· Compreender conceitos, procedimentos e estratégias Matemáticas e aplicá-las a situações diversas, principalmente, às relacionadas com as atividades cotidianas
Link para a atividade: http://www.4shared.com/file/113540581/2284e156/TRABALHO_-_PRISMAS_E_PIRMIDES.html
Referências Bibliográficas
Zampirollo, Maria José Couto de V. Matemática: Projeto Escola e Cidadania para Todos. 1ª ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2004.
...BOAS VINDAS...
...OLÁ ''INOVADORES''...SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG...E SINTAM-SE A VONTADE PARA ''INOVAR'' TAMBÉM...
...A GEOMETRIA SEGUNDO OS GRANDES GÊNIOS...
por: Louize Nunes
A geometria é uma ciência de todas as espécies possíveis de espaços. (Kant)
O espaço é o objeto que o geômetra deve estudar. (Poincaré)
A Geometria faz com que possamos adquirir o hábito de raciocinar, e esse hábito pode ser empregado, então, na pesquisa da verdade e ajudar-nos na vida. (Jacques Bernoulli)
Deus é o Geômetra Onipotente para quem o mundo é imenso problema matemático. (Leibniz)
terça-feira, 23 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário