...BOAS VINDAS...



...OLÁ ''INOVADORES''...SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG...E SINTAM-SE A VONTADE PARA ''INOVAR'' TAMBÉM...

...A GEOMETRIA SEGUNDO OS GRANDES GÊNIOS...

por: Louize Nunes


A geometria é uma ciência de todas as espécies possíveis de espaços. (Kant)


O espaço é o objeto que o geômetra deve estudar. (Poincaré)


A Geometria faz com que possamos adquirir o hábito de raciocinar, e esse hábito pode ser empregado, então, na pesquisa da verdade e ajudar-nos na vida. (Jacques Bernoulli)


Deus é o Geômetra Onipotente para quem o mundo é imenso problema matemático. (Leibniz)

domingo, 7 de junho de 2009

Projeto de aprendizagem: GEOMETRIA ESPACIAL

Construindo uma aprendizagem significativa de Geometria Espacial

Tema central

• Ensino e Aprendizagem da Geometria Espacial

Disciplina

• Matemática - Geometria Espacial: Prismas / Pirâmides / Cilindros / Cones / Esferas

Ano envolvido

Dependerá dos graus de dificuldades das atividades, podendo ser aplicado em todo ensino médio. Pode-ser dar ao projeto mais ênfase para o 3º ano com motivo de preparar o aluno ao vestibular. Mais isso não deixa de se validar as outras séries do ensino médio.

Justificativa

A educação pode ser tratada como um processo de descoberta, de observação, de exploração e de construção do conhecimento. Os métodos de ensinos tradicionais baseados em quadro negro e aulas dialogadas podem tornar esse processo cansativo e desmotivar os alunos causando falhas no processo de ensino-aprendizagem. Com essa dificuldade encontrada nos métodos de ensino tradicionais, a informática proporciona ao professor de um conteúdo de uma disciplina curricular ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador. No entanto, a atividade de uso do computador pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno e, portanto, para reforçar o processo instrucionista, quanto para criar condições para o aluno construir seu conhecimento por meio da criação de ambientes de aprendizagem e facilitando o desenvolvimento dos conteúdos. Este projeto tem por finalidade conduzir os alunos a construírem um aprendizagem significativa em relação a Geometria Espacial.


Link para a visualização do projeto:
http://www.lanteuff.org/moodle/file.php/83/moddata/forum/1691/216646/Informatica_Educativa_II_PROJETO_INOVACAO.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário