Construindo uma aprendizagem significativa de Geometria Espacial
Tema central
• Ensino e Aprendizagem da Geometria Espacial
Disciplina
• Matemática - Geometria Espacial: Prismas / Pirâmides / Cilindros / Cones / Esferas
Ano envolvido
Dependerá dos graus de dificuldades das atividades, podendo ser aplicado em todo ensino médio. Pode-ser dar ao projeto mais ênfase para o 3º ano com motivo de preparar o aluno ao vestibular. Mais isso não deixa de se validar as outras séries do ensino médio.
Justificativa
A educação pode ser tratada como um processo de descoberta, de observação, de exploração e de construção do conhecimento. Os métodos de ensinos tradicionais baseados em quadro negro e aulas dialogadas podem tornar esse processo cansativo e desmotivar os alunos causando falhas no processo de ensino-aprendizagem. Com essa dificuldade encontrada nos métodos de ensino tradicionais, a informática proporciona ao professor de um conteúdo de uma disciplina curricular ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador. No entanto, a atividade de uso do computador pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno e, portanto, para reforçar o processo instrucionista, quanto para criar condições para o aluno construir seu conhecimento por meio da criação de ambientes de aprendizagem e facilitando o desenvolvimento dos conteúdos. Este projeto tem por finalidade conduzir os alunos a construírem um aprendizagem significativa em relação a Geometria Espacial.
Link para a visualização do projeto:
http://www.lanteuff.org/moodle/file.php/83/moddata/forum/1691/216646/Informatica_Educativa_II_PROJETO_INOVACAO.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário