...BOAS VINDAS...



...OLÁ ''INOVADORES''...SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG...E SINTAM-SE A VONTADE PARA ''INOVAR'' TAMBÉM...

...A GEOMETRIA SEGUNDO OS GRANDES GÊNIOS...

por: Louize Nunes


A geometria é uma ciência de todas as espécies possíveis de espaços. (Kant)


O espaço é o objeto que o geômetra deve estudar. (Poincaré)


A Geometria faz com que possamos adquirir o hábito de raciocinar, e esse hábito pode ser empregado, então, na pesquisa da verdade e ajudar-nos na vida. (Jacques Bernoulli)


Deus é o Geômetra Onipotente para quem o mundo é imenso problema matemático. (Leibniz)

quarta-feira, 17 de junho de 2009

A importância da Geometria Espacial


por: Elizabeth de Faria Rodrigues Justo

A Matemática teve seu surgimento a partir das necessidades fundamentais das pessoas, mais especificamente das necessidades econômicas de contabilizar diferentes tipos de objetos (produtos). De uma maneira bastante similar , a geometria também surgiu. Geometria que significa: grego = geo =terra + metria= medida, ou seja, "medir terra", está ligada diretamente à necessidade de melhorar o sistema de recebimento de impostos de áreas rurais, e deve-se aos antigos egípcios que iniciaram o crescimento da disciplina.

Por sua vez a Geometria espacial funciona como uma prorrogação da Geometria plana, ela trabalha com o estudo da geometria no espaço (os objetos espaciais), como a relação entre esses elementos. Os objetos primários do modo de vista espacial, são: retas, pontos, segmentos de retas, curvas, planos, ângulos e superfícies. Os fundamentais tipos de cálculos que pode-se realizar são o de comprimentos de curvas, áreas de superfícies e volumes de regiões sólidas.

O ensino da geometria é de extrema importância para a vida cidadão no seu meio social, pois desenvolve o raciocínio visual e, sem essa habilidade, elas dificilmente conseguirão resolver as diferentes situações de vida que forem geometrizadas; também não poderão se utilizar da Geometria como fator de compreensão e resolução de questões de outras áreas de conhecimento humano. A Geometria torna a leitura interpretativa do mundo mais completa, a comunicação das idéias se ampliam e a visão de Matemática torna-se fácil de se entender. O estudo do desenho geométrico proporciona ao aluno no seu desenvolvimento lógico – dedutivo e também favorece o crescimento da criatividade.

Todas as áreas requerem alguma competência em Matemática (Geometria e Álgebra), e a possibilidade de entendimento de conceitos e procedimentos matemáticos é útil, para tirar conclusões e fazer argumentações em sua vida pessoal e profissional.

A educação não teria sentido se não estivesse voltada para o crescimento do homem. A Geometria Espacial não fica indiferente, pois através de profissionais inovadores e das novas tecnologias de ensino ( utilização de softwares e web) apresenta uma forma mais dinâmica e prática, com resoluções de problemas do dia-a-dia, fazendo com que sua importância seja reconhecida.

Não se pode pensar em educar simplesmente um aluno hoje, mas sim educar um cidadão para o mundo. Pois se deve educar para vida, porque a preocupação com o homem é sempre uma constante.
acesso em pdf:

12 comentários:

  1. geometria a coisa de mongou eu quero e sexo

    ResponderExcluir
  2. gostei, bem interessante sou estudante de matemática. e gosto dessas coisas. e não sou mongou. também não acho que ser mongou é uma escolha.

    ResponderExcluir
  3. que pessoa besta o 1º anônimo... gostei muito, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Tbm concordo com o terceiro anonimo o primeiro não tem o q falar ai fala bestera..
    tbm achei mt legal então de parabéns gostei mt msm!.
    Estão de parabéns mesmo ♥

    ResponderExcluir
  5. muito bom...está explicando de uma forma bem simples...vou fazer um trabalho sobre geometria espacial e achei muito bom.

    ResponderExcluir
  6. achei legal ............. muito interessante.
    irei ate tira unas ideias.

    ResponderExcluir
  7. ELIZABETHE, achei muito rico seu testo, tanto que vou tirar algunhas ideias.Mas se me permite, você deveria enriquece-lo com mais informaçoês, por exemplo :figuras para uma melhor visualizaçaõ, exemplo praticos e muitas outras coisas.

    ResponderExcluir
  8. muito bom.. espero que você continue fazendo isso.. nada.. .-.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom... vou fazer um trabalho a respeito da geometria espacial e acho que vou utilizar algumas informações... com permissão.
    Vou citar o blog como fonte de informação.
    Em tempo: Se a pessoa não gosta de matemática, não devia acessar blogs ou sites que tratam do assunto...

    ResponderExcluir
  10. oin, eu to em 2016 e tô lendo isso!
    Obrigada por me divertirem nesta tarde calorosa de sexta-feira.

    ResponderExcluir
  11. Bom artigo. Mas esses comentários kkkkk sorte que não sou anônimo

    ResponderExcluir